quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Culminância do Projeto Diga Não ao Trabalho Infantil

A culminância do Projeto Diga não ao Trabalho Infantil foi realizada na noite do dia 25 de Novembro de 2010 para tratar sobre um assunto preocupante existente em todo o mundo que é o trabalho de crianças e adolescentes, que deixam de estudar para ir trabalhar seja na zona urbana ou na rural. Eles trabalham no pesado como, por exemplo, desmontando motores de carros, quebrando pedra, catando latinhas de refrigerante entre outros.

A Escola Municipal Professora Maria Bernadete Marques de Souza Ginane está trabalhando para combater esse mal que afeta milhões e milhões de crianças e adolescentes. 


Na noite passada tivemos diversas apresentações como corais e peças teatrais que falam para as pessoas sobre a questão do trabalho para crianças e adolescentes.

As professoras do 1º ao 5º ano trabalharam com os alunos desenvolvendo produções de textos e de cartazes, músicas, teatro  leituras compartilhadas sobre o tema.








Os professores das diversas disciplinas se empenharam no desenvolvimento deste projeto. Nas disciplinas de Matemática e Geografia foram feitas discussões sobre o assunto, e uma pesquisa dados sobre a taxa de crianças que trabalham, fazendo um comparativo dos dados do Brasil, com as regiões brasileiras e com os Estados. Foram produzidas também maquetes, júri simulado e um blog.




A participação da comunidade escolar no evento foi muito boa.  Pessoas importantes vieram prestigiar a apresentações dos trabalhos e também do nosso blog, como as representantes da Secretaria Municipal de Educação, Fátima Lucena e Veracilda Vale. Outra visita ilustre foi a da Procuradora do Ministério Público do Trabalho Drª. Danielle Lucena, elas elogiaram o blog e ficaram muito felizes com a apresentação dos alunos Elvis Rossine e Mislene Ingrid levando-nos a crer que foi um espetáculo essa culminância da Escola Bernadete Ginane.



Não somente nós alunos do 9º Ano, mas também os professores Heleno Ferreira e Egly Guedes, procuramos sensibilizar os pais e as crianças que não trabalhem cedo, pois no futuro poderão estar com doenças graves além do atraso intelectual. Então nós crianças em vez de trabalharmos no pesado vamos estudar fazer um vestibular para que no futuro possamos ser uma pessoa mais preparada com bom caráter para assim depois poder trabalhar e sustentar nossa família.


Joemersom Komatson - 9º Ano
Heleno Ferreira e Egly Guedes (Professores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário