quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Culminância do Projeto Diga Não ao Trabalho Infantil

A culminância do Projeto Diga não ao Trabalho Infantil foi realizada na noite do dia 25 de Novembro de 2010 para tratar sobre um assunto preocupante existente em todo o mundo que é o trabalho de crianças e adolescentes, que deixam de estudar para ir trabalhar seja na zona urbana ou na rural. Eles trabalham no pesado como, por exemplo, desmontando motores de carros, quebrando pedra, catando latinhas de refrigerante entre outros.

A Escola Municipal Professora Maria Bernadete Marques de Souza Ginane está trabalhando para combater esse mal que afeta milhões e milhões de crianças e adolescentes. 


Na noite passada tivemos diversas apresentações como corais e peças teatrais que falam para as pessoas sobre a questão do trabalho para crianças e adolescentes.

As professoras do 1º ao 5º ano trabalharam com os alunos desenvolvendo produções de textos e de cartazes, músicas, teatro  leituras compartilhadas sobre o tema.








Os professores das diversas disciplinas se empenharam no desenvolvimento deste projeto. Nas disciplinas de Matemática e Geografia foram feitas discussões sobre o assunto, e uma pesquisa dados sobre a taxa de crianças que trabalham, fazendo um comparativo dos dados do Brasil, com as regiões brasileiras e com os Estados. Foram produzidas também maquetes, júri simulado e um blog.




A participação da comunidade escolar no evento foi muito boa.  Pessoas importantes vieram prestigiar a apresentações dos trabalhos e também do nosso blog, como as representantes da Secretaria Municipal de Educação, Fátima Lucena e Veracilda Vale. Outra visita ilustre foi a da Procuradora do Ministério Público do Trabalho Drª. Danielle Lucena, elas elogiaram o blog e ficaram muito felizes com a apresentação dos alunos Elvis Rossine e Mislene Ingrid levando-nos a crer que foi um espetáculo essa culminância da Escola Bernadete Ginane.



Não somente nós alunos do 9º Ano, mas também os professores Heleno Ferreira e Egly Guedes, procuramos sensibilizar os pais e as crianças que não trabalhem cedo, pois no futuro poderão estar com doenças graves além do atraso intelectual. Então nós crianças em vez de trabalharmos no pesado vamos estudar fazer um vestibular para que no futuro possamos ser uma pessoa mais preparada com bom caráter para assim depois poder trabalhar e sustentar nossa família.


Joemersom Komatson - 9º Ano
Heleno Ferreira e Egly Guedes (Professores)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Entrevista com o Prof. Marcio José

1) O que você acha do trabalho infantil? Você é a favor ou contra? Justifique.

Sou totalmente contra,acredito que o trabalho infantil provoca um grande prejuízo para a vida de uma criança,pois destroi seu alicerce cognitivo e criativo.
A infância deve ser encarada pela família e pelos governantes como a face de maior importância formação do cidadão.
Por esses e tantos outros motivos,sou contra essa prática. porém percebemos que para isso não aconteça,precisamos que as famílias tenham seus direitos garantidos pelo Estado e que haja no Brasil uma melhor distribuição de renda,visando reduzir esse grande mal,a desigualdade social e dando as crianças um espaço educativo.

2) Você pretende fazer ou já fez algo sobre o assunto Trabalho infantil com o 7º Ano?

Sim temos feito discursões sobre o assunto, estamos coletando dados sobre a taxa de crianças que trabalham,fazendo um comparativo dos dados do Brasil,com as regiões brasileiras e com os Estados.

3) Você já ajudou alguma criança a sair do trabalho? Relate.

Nós temos um grupo que faz doações de alimento,material escolar,roupas,brinquedos,etc,para famílias carentes e é lógico não é nosso sonho acabar com o problema mais mostrar as autoridades que estamos fazendo o mínimo para amenizar a situação e que o governo pode fazer muito MAIS.

4) O que você acha do trabaho infantil como aprendizado? Justifique.

O trabalho infantil não serve como aprendizado,muito pelo contrário tira da criança seus direitos básicos, ela deve sim aprender a respeitar,a brincar socialmente, a compartilhar,a estudar,a dizer a verdade, a se comportar de maneira adequada nos lugares,a fazer o bem aos seres vivos.A dedicação ao trabalho deve ser um exemplo dos adultos na vida das crianças que estão a sua volta.Tenho certeza que toda profissão depende de uma boa educação familiar e escolar.

5) Você deixaria sua filha mais nova trabalhar? Sim ou não.

Claro que não,não só a mais nova como a mais velha também.Quando casamos fizemos um propósito que dar aos nossos filhos o melhor possível.Assim enquanto podermos, a vida delas será voltada somente para os estudos.É lógico que elas precisam ter noções básicas de sobrevivência,e isso nós estamos proporcionando para que elas tenham uma vida independente.


Entrevista realizada com o professor Marcio José de Souza, pelos alunos:

Jhonatan Jôrd de Araújo Silva e Lucas Bruno Fonseca Silva
ENTREVISTA COM MACILENE(PROFª DE GEOGRAFIA)

A professora Macilene desenvolveu o seu trabalho através de  maquetes e mapas com os alunos do 7º Ano "B".Os mesmos  trabalharam como a exploração do trabalho infantil  vai afetar no desenvolvimento e na vida das crianças. 
Os alunos ficaram entusiasmados, procurando retratar os males e o que pode afetar na vida social. Alguns trabalharam com o tipo de trabalho nas regiões e outros com os maiores índices da exploração.
ELVIS ROSSINI BRITO DE M. SOARES. 9º ano
EVERTON DINIZ DE MEDEIROS.9º ano

DESENVOLVENDO CONHECIMENTOS

A professora Paloma Dantas Oliveira da Nobrega, está trabalhando com os alunos do 5º e 4º ano. Ela está desenvolvendo produções de cartazes, leituras compartilhadas sobre o tema e atividades em sala. Como também, com o livro de Armando Morais(valores para a vida), com musicas e teatro.
A mesma está trabalhando com seus alunos uma peça de teatro que aborda as crianças no mundo da prostituição e das drogas. Na peça há um grupo de anjos e um coral que começam a cantar e salvar todas elas, e todas de mãos dadas cantam alegremente para que haja um mundo melhor. As crianças estão gostando, pois estão participando de tudo, das danças, teatros e nos ensaios das musicas. O 5º ano “U” tem 28 alunos e no 4º ano “B”há 19 alunos, quase todos estão participando.
A peça teatral tem o objetivo de passar para as pessoas que na convivência familiar, deve haver regras e limites. Muitas dessas regras existem para que todos possam cumpri-las de forma que venham a colaborarem para um bom desenvolvimento familiar, com respeito e responsabilidade na vida. As personagens mais importantes são os alunos que fazem parte do coral, as crianças de ruas e os anjos.
A mensagem da peça, que será apresentada na culminância do projeto, é que todas as pessoas devem ter o direito de serem bem tratados, como também deve ter o dever de tratar bem as pessoas que as cercam.
JoemersonKomatson
Wendell Roque
Thaynna Félix
(Alunos do 9º ano)
         O 9°ano criou este blog para que os visitantes vejam como está sério o trabalho infantil. Menores de 10 anos trabalhando para conseguir sua própria comida.
Todos os professores estão ajudando os alunos do 9°ano a desenvolverrem este trabalho.
        Obrigada a todos que estão visitando nosso blog.


        Thais Batista de Medeiros 9º Ano
               

ENTREVISTA COM O PROF. CLAUDIANOR FIGUEREDO

1. O que você está trabalhando com seus alunos?
Júri Simulado

2. O que você pretende passar para eles?
As mais diversas formas de trabalho infantil

3. O que eles estão achando? Justifique.
Eles estão gostando pois estão aprendendo a diferenciar a ajuda em casa do trabalho infantil, bem como passaram a conhecer melhor seus direitos.

4. Qual a forma que você está realizando este trabalho?
Através de textos e recursos áudio visuais.

5. Qual a influência que este trabalho passa?
Conscientizar os nossos alunos a combaterem e conhecerem os seus direitos e deveres como cidadãos.


Alunas Rita de Cássia e Camila Pereira (9º Ano)

Depoimento dos alunos do 9º ano "U"

            
             No projeto Exploração do Trabalho Infantil, todos os professores, em suas distintas disciplinas, trabalharam com o tema proposto enfatisando as consequências do mesmo. Foi dada uma atenção em especial aos 6º e 7º anos pela idade dos alunos, enquanto no 8º e 9º anos foram propostas variadas formas de conscientização-incluindo este blog.
            Nós, alunos do 9º ano, nos sentimos lisonjeados pela confiança de toda a escola em nos responsabilizar pelas postagens do blog Bagagem Para o Futuro. Este é o nosso último ano na escola e queremos parabenizá-
-la pela sua excelência e por nos ensinar muito mais do que era necessário, por nos ensinar como sermos pessoas melhores,cidadãs e preparadas "para o futuro".
            Levaremos para sempre conosco cada elogio,cada abraço, cada conselho e cada puxão de orelha - nós nunca fomos perfeitos, mas ninguém é - com muito amor e carinho por todo grupo de professores.
            Digitado por Mislene,com colaborações de todo 9º ano "U"

Precisamos reverter esses quadros







       Tudo sobre o Trabalho Infantil


Estou escrevendo por causa do fato triste
Do fato triste de nosso país
Crianças que se matam em lavouras,
Quebram pedras, servem maquinas em vez de se divertirem.

Pobres crianças castigadas
Castigadas no sertão
Trabalho pesado de criança,
Maior vergonha, tristeza e crime de nossa nação.

Criança tem que estudar, para desenvolver o país,
Não quebrar pedras no sol quente
Fazer do seu sangue serpente
Para satisfazer um patrão.

Trabalho infantil é crime
É a mais absurda violência
Com um ser que tem que brincar e estudar
E viver com decência!

Trabalho infantil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


1908: Trabalho infantil numa fábrica nos EUA.
O trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país.
O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime.
A exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos. Um exemplo de um destes países é o Brasil, em que nas regiões mais pobres este trabalho é bastante comum. A maioria das vezes ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família. Muitas destas famílias são geralmente de pessoas pobres que possuem muitos filhos.
Apesar de existir legislações que proíbam oficialmente este tipo de trabalho, é comum nas grandes cidades brasileiras a presença de menores em cruzamentos de vias de grande tráfego, vendendo bens de pequeno valor monetário.
Apesar dos pais serem oficialmente responsáveis pelos filhos, não é hábito dos juízes puni-los. A ação da justiça aplica-se mais a quem contrata menores, mesmo assim as penas não chegam a ser aplicadas.
                                       
Trabalho infantil



O trabalho infantil é um problema grave
  algumas vezes trágico 
e muitas vezes ignorado
a realidade mostra o que a novela não diz
esconde o que o governo não quiz
eu quero ver denovo uma criança
com os olhos cheios de esperança
eu não quero ver nunca mais o menino do sinal
pedindo esmola ou vendendo jornal
 eu quero essa criança na escola

Mislene Ingrid da Silva Fernandes.
AlunA do 9º Ano

Professora Egly e Professor Heleno - responsáveis pelo Blog

 -

Fotos de crianças exploradas no trabalho





                        Exploração do trabalho infantil

Estrelas do Blog

Lucas

 Camila

 Jhonatan

 Elvis

 Caio

 Joemerson

 Wendell

 Everton
 Thayná

 Egly e Heleno